martim-sousa-tavares.jpg

© Octávio Passos / Observador

Direcção artística

Orquestra Sem Fronteiras (direcção musical) / Portugal, Espanha, Brasil, 2019 - presente. 

Um projecto de coesão cultural e territorial através da música com estatuto de utilidade pública cultural, que desde Março de 2019 realizou mais de 100 eventos, apresentando-se em 73 localidades entre o interior de Portugal, Espanha e Brasil.

Para além de concertos orquestrais inclui música de câmara, projectos pedagógicos, comunitários, podcasts e iniciativas de desenvolvimento de públicos em contexto de descentralização radical.

Têm colaborado com a OSF centenas de jovens músicos com ligações ao interior do país, tal como compositores, solistas e maestros convidados, tendo a orquestra realizado inúmeras encomendas, estreias absolutas, nacionais e modernas.

Site oficial

O Anel do Unicórnio (direcção musical e composição) / Portugal, 2021 - presente. 

Uma ópera infantil com texto original de Ana Lázaro e encenação de Ricardo Neves-Neves, numa co-produção com diversos teatros portugueses. Contou com 27 récitas entre Lisboa, Guimarães e Loulé em 2021, às quais se seguirão outras ao longo de 2022 e 2023.

Site oficial

Aveiro cidade candidata a capital europeia da cultura 2027 (direcção de programação) / Portugal, 2020 - presente. 

Consultoria, desenvolvimento de programas artísticos e de outreach e coordenação do programa cultural da candidatura de Aveiro a ECoC 2027.

Saber mais

Renova (curadoria) / Portugal, 2021 a 2022. 

Um projecto de vídeo-dança encomendado pela Renova / Renova Art Comissions, que se traduz em três partituras e coreografias originais e a realização de Gonçalo Perestrelo. 

Os três bailados contam com as duplas Nuno da Rocha (composição) e Margarida Belo Costa (coreografia) / Edward Ayres d'Abreu (composição) e Dança em Diálogos (coreografia) / Carlos "Zíngaro" (composição) e Paula Pinto (coreografia). Irá estrear na RTP2 no verão de 2022, encontrando-se a concurso em diversos festivais de cinedança.

Saber mais

Carta (direcção musical) / Portugal, Espanha, Bélgica, 2021. 

Direcção musical do espectáculo Carta de Mónica Calle, uma produção Casa Conveniente, com estreia no Teatro Nacional D. Maria II e apresentado em Valência, Cádiz e Antuérpia, com continuação de circulação internacional prevista para 2022.

Saber mais

A Boca do Lobo - Lux-Frágil (direcção artística) / Lisboa, 2020. 

Um ciclo multidisciplinar de concertos de música clássica em contexto de desafio de convenções, reconfiguração e descoberta de repertórios e diálogo inter-artes. Planeado para decorrer entre Janeiro e Junho de 2020, o ciclo foi interrompido em Março de 2020 pela pandemia de Covid-19, tendo sido concluído, em formato reconfigurado, em Outubro do mesmo ano.

Site oficial

Centenário de Sophia na Galeria da Biodiversidade - Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (curadoria) / Porto, 2019. 

Um programa de incentivo à criação contemporânea que incluiu:

- Uma exposição inédita de fotografia e arquivo (Pour ma Sofie, Oxana Ianin).

- Teatro imersivo (Da minha varanda para o mundo) com textos de Tatiana Salem Levy e Flávia Lins e encenação de Anabela Sousa.

- Uma peça de teatro (A Menina do Mar), com música de Edward Ayres d'Abreu e encenação de Ricardo Neves-Neves, numa co-produção com vários teatros nacionais e apresentado mais de 50 vezes até à data.

- A co-criação de um prémio de composição (Prémio Musa).

- A encomenda de um conto musical (A Noite de Natal) com música de Eurico Carrapatoso e ilustrações de Mariana, a Miserável.

Site oficial

Já a seguir

  • Uma outra Bela Adormecida (composição e direcção musical), um conto em música com encenação de Beatriz Brás e ilustração de Francisco Lourenço a partir da obra de Agustina Bessa-Luís no ano do seu centenário. Encomenda do Lu.Ca - Teatro Luís de Camões. Estreia em Janeiro de 2023 e circulará por várias cidades do país.

  • I was looking at the ceiling, then I saw the sky (direcção musical), ópera de John Adams em estreia nacional. Uma co-produção com o Teatro Municipal S. Luiz, onde estreará em Março de 2023.