ouvir não chega

(para melhorar o mundo)

Conferência | 25 MAI| TedX Aveiro

Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

Site oficial | imprensa: Aveiro MAG

  • Facebook - Black Circle

"Can art change society?"
Esta pergunta franca, mote de um projecto da Tate Exchange, serviu-me como ponto de partida para a reflexão sobre como pode a arte, enquanto ecossistema em rede, ser agente de mudança na sociedade.
Ser artista em 2019 é por vezes uma profissão frustrante, porque parece que os temas mais urgentes - a preservação do planeta e a defesa das democracias - nos passam ao lado ou então não conseguimos contribuir com mais do que circunstanciais críticas e chamadas de atenção aqui e ali. Olhando para as várias artes, a música clássica parece-me frequentemente a mais impotente de todas, presa num status quo que não contribui para a sua própria abertura e renovação.
A verdade é que não cabe apenas aos artistas, mas também ao público, concretizar a função crítica, interventiva, construtiva e reformadora da arte. É esse o meu sonho para um ecossistema cultural saudável, e de cidadania ideal. E como não sou biólogo ou político, será este o meu campo de batalha.
Foi sobre estes temas que o meu pequeno contributo de 12 minutos no TEDxAveiro incidiu, cujo vídeo partilharei quando estiver disponível.

Para ler mais sobre o projecto da Tate, clique aqui.

Fotografias © Ricardo Abreu | TedX Aveiro 2019