Ciclo de cursos | 19, 26 MAR, 2, 9, 16 ABR| Âmbito Cultural - El Corte Inglés

Sala (A) - Piso 6, El Corte Inglés, Lisboa

Site oficial

  • Facebook - Black Circle

Neste ciclo de cinco encontros estou de novo sozinho e pela primeira vez a enfrentar um ciclo e não um encontro avulso e ad hoc. Pensar ciclos é sempre mais estimulante, uma vez que se consegue chegar às coisas com maior profundidade e oferecer uma experiência mais enriquecedora.

Para este Tema e Variações, a música é o Tema e as outras artes as Variações. Veremos de que forma se cruzam e podemos aprender sobre uma observando a outra. Proponho um caminho de leituras cruzadas, utilizando exemplos em que numa e outra arte é possível encontrar uma procura semelhante, mesmo à distância de séculos.

Pretendo que estas sessões sejam verdadeiramente espaços de pensamento e aprendizagem. Isto significa que a minha posição não será a de um professor, mas de aquele que conduz uma conversa. Os temas estão já anunciados, e será recomendável que o público leia / ouça / veja as obras de que falaremos em cada semana. Nunca é demasiado material, e é uma lembrança de que não vale a pena frequentar formações sobre as artes se depois não há um esforço paralelo e contínuo de contacto com as mesmas.

Assim, creio que propor ao meu público que leia o Édipo Rei e o segundo capítulo do Levantado do Chão, complementando-os com a escuta do Winterreise e um par de sinfonias de Tchaikovsky só pode ser aliciante. Imagino então as pessoas que, feitas essas leituras e já com a mente em ebulição à procura de semelhanças e pontos de cruzamento, virão à sessão de 9 de abril em pé de igualdade comigo para ouvir a minha interpretação e enriquecê-la com aquilo que encontraram.

Através de leituras de Tonio Kröger e Morte em Veneza, Thomas Mann estará presente em duas sessões

A única sessão que não pede trabalho prévio é, naturalmente, a primeira. Será nesta sessão, dedicada à reflexão sobre o que é ouvir música, que explicarei o modus operandi para o resto do curso.