61085067_339472063419063_543593869835082
Divulgação musical

© TedX Aveiro 2019

O que começou de forma informal e autodidacta em 2014 é hoje uma das principais facetas do meu trabalho, a comunicação e a divulgação musical.
Nas largas dezenas de contextos em que já me apresentei no papel de orador, estive em todos os papéis possíveis: A apresentar concertos que outros músicos haviam de tocar, a apresentar os meus próprios concertos, a falar e a tocar eu mesmo, ou simplesmente a falar, sem recurso a nada que não as palavras.

Neste campo, destacam-se as seguintes ocasiões e contextos de divulgação musical: 


 

Antena 2 / 2019 - presente. 

Abracei formalmente o serviço público em 2019, quando a convite de João Almeida escrevi para a Antena 2 um ciclo de 13 programas de 60 minutos, com o título Casa de Partida.
Em 2020 passei a fazer parte dos autores da nossa rádio clássica, ocupando a manhã de domingo e a tarde de segunda-feira.
Escrevi A Lira de Orfeu (50 episódios), que em 2021 deu lugar a O Mundo à Minha Procura.
Todos os mais de 100 episódios que assinei encontram-se online em rtp.pt/play


 

Ouvidos para a Música - Temporada de Música em S. Roque / 2018 - presente. 

Ouvidos para a Música é um ciclo concebido para a Temporada de Música em S. Roque. Em 2018 e 2019 contou com ciclos de sessões presenciais, onde a uma palestra minha se seguiram concertos em que dirigi o Ensemble MPMP ou para os quais convidei o Quarteto Tejo.
A partir de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, este ciclo passou para o formato digital, numa parceria com a RTP Palco e através da realização de Adriana Romero.
Em 2020, para dar resposta à urgência do apoio aos artistas, convidei 13 solistas nacionais para cinco episódios de longa duração, enquanto em 2021 o ciclo foi realizado com o Duo Litanei, que toca nos 20 episódios de curta duração.
Todos os 25 episódios podem ser vistos em RTP Palco ou no canal Youtube da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

Tema e Variações - Âmbito Cultural El Corte Inglés / 2019 - presente. 

Tema e Variações é um ciclo de cinco sessões onde a música é o eixo central para múltiplos cruzamentos artísticos. Realizado múltiplas vezes no espaço do Âmbito Cultural El Corte Inglés, e interrompido pela pandemia, será finalmente retomado na primavera de 2022. É das comunicações que mais prazer me dão e das quais mais tive saudades durante a pandemia, e onde tenho carta branca para buscar quaisquer caminhos no pensamento e na fruição musical.

Maratonas com orquestra de bolso - Orquestra Sem Fronteiras / 2019 - presente. 

Esta é uma das mais ambiciosas iniciativas a que me dedico, e que consistem na realização de "concertos à conversa" em incontáveis aldeias e pequenas localidades do interior do país. Em 2019 esta iniciativa circulou pelos concelhos do Sabugal, Covilhã, Penamacor e Belmonte, apresentando música de compositores como Dvorák, Brahms e Grieg.

Impossível de realizar em 2020 devido à pandemia, o ciclo foi reposto em 2021 nos concelhos de Nelas, Pinhel, Fundão e Belmonte, com redobrada ambição: 18 aldeias no espaço de um mês, nas quais foi tocada em estreia nacional a música de Einojuhani Rautavaara. Sobre esta iniciativa foi realizado por Adriana Romero um documentário, já pronto e com estreia ao público prevista para 2022.

Ouvir não chega (para melhorar o mundo) - TedX Aveiro / 2019 

A consagração de um orador passa, muitas vezes, por um palco que põe à prova a fibra de que se é feito. No meu caso aconteceu aos 27 anos, com uma Ted talk sobre o papel transformador das artes e a sua capacidade de agirem sobre a consciência individual e colectiva. 

Disponível no canal TedX Aveiro no Youtube.

Já a seguir

  • Clubes de Escuta na Biblioteca de Marvila, numa colaboração entre a Biblioteca e o MPMP - Património Musical Vivo, estas sessões irão decorrer entre Março e Junho de 2022.

  • Tema e Variações, o ciclo que regressa ao Âmbito Cultural El Corte Inglés em Abril de 2022.

  • Ouvidos para a Música, que chegará à RTP Palco e canais digitais da SCML no outono de 2022.

  • Um programa na RTP2 escrito e apresentado por mim, com intervenções de músicos convidados. Estreia em Setembro de 2022.